Os brinquedos são verdadeiras “ferramentas” de aprendizado da criança. É com seus brinquedos e brincadeiras que as crianças interiorizam as primeiras grandes leis da vida. O que muitas pessoas desconsideram é que em número excessivo, os brinquedos podem se transformar em vilões e prejudicar as crianças.
Quando pensamos no uso de um brinquedo para uma criança pequena, consideramos sua função básica: um conjunto de blocos de montar servirá para que a criança construa certas coisas encaixando as peças. Um carrinho servirá para que a criança simplesmente o faça andar.
Esquecemos, entretanto, que a primeira infância é o tempo dos recém chegados ao mundo, e que por isso mesmo existe uma curiosidade insaciável da criança, que procura descobrir detalhes das coisas com todos os seus sentidos.
O conjunto de blocos não serve só para montar coisas, mas para sentir as formas e as texturas. Mais do que andar, o carrinho tem cores e partes distintas, que serão exploradas detalhadamente pela criança, além do benéfico som que produzirá com a própria boca, imitando o barulho do motor, algo que também nos passa despercebido, mas que tem uma grande importância.
O que ocorre é que uma quantidade excessiva de brinquedos promove uma espécie de “poluição” do ambiente, de maneira que a criança não consegue se concentrar, ficando dispersa e às vezes aflita com a situação.
Portanto segue nossa Dica Educativa: poucos e bons brinquedos, sempre adequados à faixa de idade, valem muito mais do que um excesso que não foi pensado. Assim as brincadeiras ficam até mesmo mais divertidas!
Quando pensamos no uso de um brinquedo para uma criança pequena, consideramos sua função básica: um conjunto de blocos de montar servirá para que a criança construa certas coisas encaixando as peças. Um carrinho servirá para que a criança simplesmente o faça andar.
Esquecemos, entretanto, que a primeira infância é o tempo dos recém chegados ao mundo, e que por isso mesmo existe uma curiosidade insaciável da criança, que procura descobrir detalhes das coisas com todos os seus sentidos.
O conjunto de blocos não serve só para montar coisas, mas para sentir as formas e as texturas. Mais do que andar, o carrinho tem cores e partes distintas, que serão exploradas detalhadamente pela criança, além do benéfico som que produzirá com a própria boca, imitando o barulho do motor, algo que também nos passa despercebido, mas que tem uma grande importância.
O que ocorre é que uma quantidade excessiva de brinquedos promove uma espécie de “poluição” do ambiente, de maneira que a criança não consegue se concentrar, ficando dispersa e às vezes aflita com a situação.
Portanto segue nossa Dica Educativa: poucos e bons brinquedos, sempre adequados à faixa de idade, valem muito mais do que um excesso que não foi pensado. Assim as brincadeiras ficam até mesmo mais divertidas!
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