quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dicas Pedagógicas: A Importância dos Pequenos Rituais para as Crianças




Visualize a cena: Está chegando aquele horário da noite em que os pais assistem o telejornal enquanto o filho pequeno brinca contente na sala. É hora da criança jantar, ou tomar banho, ou escovar os dentes e ir para a cama. Os pais já sabem, o sossego acabou, é o momento do atrito diário, já que a criança não quer abandonar a brincadeira e fazer o que deve!


Na maioria das vezes essas situações conflitivas acontecem porque os pais não compreendem que esses momentos de mudança ou transição de uma atividade para outra trazem uma grande insegurança para a criança, já que ela está mergulhada no momento presente e ainda não aprendeu a sair dele tão rapidamente como os adultos.

A chave para essas situações são os pequenos rituais, que devem ser entendidos como atos que se repetem sempre da mesma forma. Os rituais devem ser realizados com pequenas músicas, cantigas ou frases rimadas que os pais utilizam em cada situação e podem inclusive criá-los com simplicidade. Com isso teremos a música de guardar os brinquedos, o sininho que indica o jantar, o versinho para escovar os dentes, etc.

Os pequenos rituais deixam as crianças seguras, sinalizam o final de uma atividade e o início de outra, e como mostram alguns estudos, preparam até mesmo o organismo da criança para receber os alimentos de forma adequada.


Além disso, aplicando um conjuntos de pequenos rituais, os pais irão aos poucos formar a rotina diária da criança, um dos mais importantes elementos para a educação infantil e a solução para uma relação muito mais harmoniosa entre pais e filhos. Essa é nossa Dica da vez, aproveite!




Exemplo de músicas:



" Tá na hora, de arrumar, cada coisa em seu lugar..."


"Cai a água na biquinha, faz espuma com sabão, pra comer o meu lanchinho (ou jantar, ou almoço), vou lavar a minha mão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário