quarta-feira, 4 de abril de 2012

Significado do Ovo de Páscoa

Com a aproximação da Pascoa, sua ida ao supermercado, caso seja acompanhado de seus filhos menores, pode ser um tormento, tendo em vista a quantidade de ofertas de ovos pendurados nos corredores. São tamanhos, preços e cores para todos os gostos. As crianças os desejam, mas não podem entender a relação destes ovos com a Páscoa, ou mesmo com o coelho da Páscoa. Os ovos, neste caso, são somente mais um produto de consumo.


Será que a Páscoa resume-se a isto?


Como devemos nos proceder com nossos filhos pequenos?


Certamente, se contarmos a criança sobre o mistério da Paixão de Cristo, da morte, da ressurreição, ela nada entenderá! Para isto, temos os símbolos, as imagens que falam por si só às crianças. A nós adultos cabe compreendê-los para saber os porquês, nos auxiliando assim na consciência de nossos atos.


O que está por trás da busca dos ovinhos? Que símbolo tem o ovo?


O ovo tornou-se símbolo da ressurreição para os Cristãos. Vida nova irrompe da casca dura e isto é possível porque em cada ovo fecundado há possibilidade de um novo ser. É símbolo de um começo de criação, que pode ser vivido em cada ser humano através da ressureição de Cristo.


Procurar e encontrar ovinhos são, para todas as crianças, não somente algo que traz muita alegria, mas também uma importante experiência da Páscoa.


Como seres humanos praticamente só procuramos algo se temos pelo ao menos uma suspeita mínima de que isto exista.


Numa passagem bíblica sobre a Páscoa (lucas 24:1-5) este fato é apontado de modo muito especial. As mulheres estão à procura do corpo que havia sido sepultado, mas não o encontraram. A resposta do anjo para esta procura foi: "por que vocês procuram o vivo entre os mortos?" A procura estava certa, mas a direção estava errada. Através da procura dos ovinhos podemos "ler" este impulso pascal: "procure por Ele e encontrará".


Esta festa pode ser preparada calmamente junto com as crianças. Criar expectativa é algo que eles gostam muito.


Em sua casa, pode haver um cantinho onde caiba uma pequena mesa. Sobre ela você pode colocar um pano e aos poucos vai-se construindo um ambiente eque tenha uma relação com a Páscoa. As crianças podem ter total acesso a ela, podendo manusear o que for colocado.


Como já estamos no outono, pode-se começar colhendo folhas secas e com estas construir ninhos, pode-se ter galinhas, pintinhos de lã ou outro material natural, mais tarde podem chegar os coelhos e só no Domingo de Páscoa é que surgem os tão esperados ovos comestíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário