terça-feira, 5 de julho de 2011

Porque a Pedagogia Waldorf não recomenda a TV para as crianças



3ª Parte

"Chegamos agora a um outro aspecto: o som. O som da televisão tem o mesmo caráter de irrealidade da imagem, porque emana de uma única fonte sonora localizada, que é o alto falante do aparelho.


Imaginemos um indivíduo que assista a um concerto. Faz parte da realidade de sua experiência o fato de os sons lhe chegarem de vários lados, e dessa vivência faz parte até mesmo o vizinho que conversa durante o concerto.


Nada disso acontece na televisão. O som vem sempre de uma só fonte e é sempre o mesmo - artificial, filtrado, manipulado. A esse som falta a vida, falta o timbre espiritual que acompanha qualquer voz humana e o som de qualquer instrumento. Crianças habituadas a assistir muito à televisão acabam desconhecendo a realidade dos ruídos, dos sons da natureza, enquanto na verdade deveriam ser treinadas para escutar, para diferenciar....


O som da televisão é um som sempre igual e forte; e é um som de mentira: quando, por qualquer motivo, não apresenta a desejada intensidade, não é por meio de uma aproximação maior da fonte sonora que o ouvinte melhora sua impressão - não, ele simplesmente gira um botão. Temos, portanto, a intervenção de um elemento artificial, e essa artificialidade, acrescentada às demais, evidentemente cria na criança um impressão completamente falsa do mundo.

Além disso, a pessoa que muito assiste à televisão acaba caindo numa completa passividade do ouvir, pois basta girar o botão para escutar melhor. Não há mais qualquer busca, qualquer esforço, exceto aquele de girar o botão. A iniciativa cai a zero.


A falsidade do som, acrescida à falsidade da imagem, produz um autêntico embrutecimento sonoro e visual. As crianças deixam de ser receptivas a espetáculos delicados, que exijam algum esforço de vista ou de audição. A experiência diária do professor de classe, em relação às crianças habituadas à televisão, é a de que elas não são mais atingidas pela voz suave de uma pessoa que narra uma história, ou recita uma poesia, ou pelo som também suave de um instrumento musical, como a flauta, o violino ou a lira, não percebendo as nuances dos sons."



...E breve, finalizaremos estas reflexões sobre a TV e a infância em um último e conclusivo post...

Fonte: "A Pedagogia Waldorf - Caminho para um ensino mais humano. De Rudolf Lanz"
Imagem: Da Internet

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