terça-feira, 13 de setembro de 2011

História Curativa para o Medo Infantil



Dos três aos cinco anos as crianças podem se tornar vítimas de sua própria imaginação. Elas já aprenderam que algumas coisas poderão realmente machucá-las, mas ainda não têm certeza sobre quais são.

Conseqüentemente, assustam-se com perigos sobrenaturais e imaginários, monstros e fantasmas. Começa-se o medo do Lobo Mau e da Bruxa. Nessa idade surge também o medo da escuridão. As crianças desta faixa etária estão na fase natural dos temores.

O medo de trovão, do escuro, de monstros, ou de dormir sozinhos são naturais e devem passar conforme a criança cresce e amadurece emocionalmente. O papel dos pais é fundamental para facilitar este processo (ou transformá-lo em um trauma difícil de superar).

Os pais devem oferecer segurança à criança e respeitar o temor que ela manifesta. Subestimar seus medos, ou desmoralizar a criança só piora a situação.

Contar histórias, por exemplo, pode funcionar de forma terapêutica nestes casos, fornecendo valiosas imagens, que ficarão guardadas no coraçãozinho dos pequenos, ajudando-os a processar estes medos. A idéia é que a mesma história seja contada (e não lida!!) durante algumas semanas...


Abaixo, uma bela história para a hora de dormir:


O Manto Azul do Céu



Há muito tempo, no meio de uma noite fria, o bebê Jesus nasceu numa terra distante chamada Belém. A Mãe Maria estava vestida com uma linda túnica vermelha e, sob sua cabeça e seus ombros, ela usava um manto azul profundo. Ela enrolou o bebê no manto e o manteve seguro e aquecido em seus braços. Era uma noite clara, com muitas estrelas prateadas brilhando. Acima do lugar onde Cristo nasceu, o céu estava aceso com uma estrela dourada e prateada brilhante. Daquela noite em diante, toda vez que o bebê estava assustado ou incomodado, Mãe Maria o pegava em seus braços, enrolava-o no manto azul e o carregava para ver as lindas estrelas no céu escuro da noite.

Semanas e meses se passaram e um dia, quando o pequeno Cristo Menino estava no jardim brincando com um amigo, de repente, uma tempestade forte estorou no céu. Havia trovões e relâmpagos, e os dois garotos estavam horrorizados. Tremendo de medo, eles correram para dentro para encontrar a Mãe Maria que gentilmente os cobriu com o manto azul escuro. Os garotos pararam de tremer e sentiram-se mais uma vez seguros e satisfeitos.

Os anos se passaram e um dia o Cristo Menino brincava longe de casa. Ele tinha ido para a floresta com muitos outros meninos e meninas. Eles estavam se divertindo, cantando e rindo e pulando e dançando. De repente, ouviu-se um terrível uivo. Veio se aproximando e ficando cada vez mais alto. O que era? Eles se perguntavam. Um lobo? Ou talvez um leão? Eles não sabiam, mas estavam tremendo de medo. Um dos garotos pegou uma vareta, outro subiu na árvore mais próxima. Outra criança tremia de medo e tentava se esconder atrás de um arbusto. Mas o Cristo Menino disse: "Vamos todos vocês, vamos correr tão rápido quanto pudermos para encontrarmos Mãe Maria. Ela estenderá seu manto azul sobre nós e não temeremos nada neste vasto mundo".

"Mas como o manto de Mãe Maria vai servir para todos nós?" perguntou uma das garotas.

Não se preocupe com isso", disse o Cristo Menino, "o manto azul de Mãe Maria pode se estender e estender e estender por todo mundo para manter cada criança pequena aconchegada em seu azul".

Assim, as crianças correram para fora da floresta para encontrar Mãe Maria e, como na primeira noite quando o Cristo Menino nasceu, Mãe Maria estendeu seu manto azul em volta de todos os garotos e garotas, mantendo-os aconchegados, aquecidos e seguros.


História: autoria: Susan Haris. Retirada do livro "Histórias Curativas Para Comportamentos Desafiadores", de Susan Perrow, ed. Antroposofica.




Imagem: Da internet


2 comentários:

  1. Lindo! Adorei! E veio em boa hora pq o thomas começou a ter pesadelos e não está conseguindo dormir sozinho. obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou. A história vai ajudá-lo a processar este medo.

    ResponderExcluir