quinta-feira, 17 de março de 2011

Ensino em Épocas

Em nossa cultura moderna incentivamos as ações consumistas e o lado comercial das festas comemoradas em determinadas épocas do ano, como no Natal e na Pascoa. Mas essas épocas trazem consigo um profundo sentido espiritual e são marcos importantes no ritmo do ano.

Em todas escolas Waldorf, o conteúdo de cada ano é dividido em temas principais que são ensinados durante 03 ou 04 semanas, de maneira intensa e profunda. No Lume Jardim de Infância estes conteúdos são dados através de contos e histórias, brincadeiras, músicas e da ambientação da sala de aula e da escola.

O ritmo, repetição criativa tão essencial a nossos pequenos, se desenvolve também através do ensino em épocas. Assim como a noção de tempo: presente, passado e futuro é tranquilamente interiorizado pelas crianças que rapidinho entendem que depois de São João vem a primavera, e algum tempo depois do verão elas podem esperar pelo coelhinho da Pascoa.

O adulto (professor ou pai) deve se preparar internamente para viver esta época, e assim ela ser repleta de significados que fazem sentido para a criança. Qual o sentido desta época, como a natureza se mostra neste momento, quais símbolos e imagens carregam verdades relacionadas com esta época e como trazê-las para as crianças são algumas perguntas que podem nortear este preparo interno. O ambiente todo é preparado e decorado com elementos que remetem as épocas trabalhadas. E aqui fica a sugestão aos pais de fazerem o mesmo em suas casas, criando, por exemplo, uma mesinha de época.

"São muitos os segredos da Educação Infantil. A infância é a única fase da vida que podemos ter segredos tão importantes e vivenciá-los com todo o corpo, é a oportunidade que as crianças têm de "veneração e gratidão".

O Jardim de Infância é o único lugar onde podemos proteger e preservar esse segredo; a vivência sempre ficará, as imagens se dissolvem com o desenvolvimento, mas as vivências são transformadas em força".

Nenhum comentário:

Postar um comentário